Origem Sobrenome Almeida

Igor Maciel

Updated on:

O origem do sobrenome Almeida é local, ou seja, é um sobrenome derivado do local de origem do portador inicial. Neste caso, o sobrenome é derivado de um dos vários lugares com o mesmo nome em Portugal (na região nordeste). O nome é derivado das palavras árabes “al ma’ida”, que significa planalto. Um dos primeiros registros do sobrenome é o de José Fernandez de Almeida, que fundou uma cidade com o mesmo nome em 1258.

Origens Antigas do Sobrenome Almeida

O sobrenome Almeida foi encontrado pela primeira vez na cidade de Viseu, hoje conhecida como Mangualde, um município na sub-região de Dão-Lafões, na região central de Portugal. José Fernandez de Almeida fundou Azurara de Beira entre 1223 e 1245. Ele foi o 5º Senhor de Pinheiro e Canela. A vila de Almeida no século XVII passou a ser chamada de Almeidinha. Um dos mais notáveis do nome neste período foi D. Francisco de Almeida, vice-rei. Este é um sobrenome de localização portuguesa famoso, que deriva especificamente da cidade de Almeida, na província de Beira, Portugal, ou de uma das várias outras aldeias com o mesmo nome. Em certo sentido, a origem do sobrenome Almeida é árabe, pois a palavra remonta à ocupação moura da Península Ibérica antes do século XII. Traduz-se vagamente como “A família (Al) que vive no planalto (ma’ida)”.

Os portugueses e os espanhóis nem sempre estiveram muito orgulhosos de qualquer suposta associação com os invasores mouros, no entanto, quer isso seja verdade ou não, os portadores do sobrenome Almeida tiveram não menos que três brasões de armas concedidos a eles, dois em Portugal e um pelo antigo Reino da Sicília. Os brasões seguem um padrão semelhante e incluem torteaux de ouro em um campo vermelho. Este estilo normalmente estaria associado à riqueza (ouro) e ao poder (vermelho), e não temos motivo para sugerir o contrário. Os registros em Portugal são erráticos, no entanto, conseguimos rastrear o desenvolvimento desde o século XVI, o que é bastante raro.

Em seus primeiros registros, a origem do sobrenome almeida é quase sempre encontrado com o aristocrático “de”, uma forma emprestada da França. Estes registros incluem Manoel Gonzales de Almeida, batizado em Braga, em 1º de julho de 1694, Maria Almeida, que se casou com Domingos Sousa em Rabo de Peixe, Ponta Delgada, em 31 de março de 1768, e Antonio Jose D’Almeida, que se casou com Juliana de Jesus, em Boaventura, Funchal, em 18 de maio de 1860. O primeiro registro do sobrenome da família é mostrado como Manoel Luiz de Almeida, que foi batizado em 10 de setembro de 1599, em Santo Antão, Madeira, durante o reinado do Rei Filipe II da Espanha (por conquista temporária) 1580-1640.

Os sobrenomes tornaram-se necessários quando os governos introduziram impostos pessoais. Na Inglaterra, isso era conhecido como Imposto de Votação. Ao longo dos séculos, os sobrenomes em todos os países continuaram a “desenvolver-se”, muitas vezes levando a variantes surpreendentes da ortografia original.

Significado do Sobrenome Almeida

Do árabe “Al” (o) + “Majd” (glória). Assim, “Al Majida” significa “Glorioso”. A progressão do árabe para o português é dita como “Al majída” -> “Almajída” -> “Almaída” -> “Almaida” -> “Almeida”.

Designado uma pessoa que originalmente vivia em uma das várias aldeias em Portugal chamadas Almeida. O nome do local é do árabe al ma’ida, “o planalto” ou “a colina baixa”.

Raiz do Sobrenome Almeida

Primeiramente atribuído a João Fernandes de Almeida (cerca de 1205 – 1258), um cavaleiro, filho de Fernão Martins (também conhecido como Fernão Canelas), que fundou a vila de Almeida (posteriormente conhecida como Almeidinha) entre 1223 e 1245. O sobrenome foi então carregado por seus filhos.

Brasão da Família Almeida